segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Empresas precisam de um site Web 2.0?



Sites como: Youtube, Orkut, Twitter, Wikipédia e muitos outros, que permitem aos próprios usuários abastecerem o conteúdo do que é divulgado, não são mais novidade. O que eles têm em comum é permitirem que quaisquer usuários se relacionem entre si através do abastecimento de seu conteúdo feito por eles próprios. Esta nova geração de serviços integrados à internet foi chamado de Web 2.0, termo criado pela empresa O’Reilly Media em 2004 (fonte: Wikipédia).

Agora a grande dúvida: “Serviços de Web 2.0 podem ser úteis à minha empresa?”. O principal objetivo deste texto é deixar claro da forma mais simples porque sua empresa deve investir num site Web 2.0. Para muitos, ainda hoje, ter um site é só uma exigência para não ficar atrás dos concorrentes. A maioria das empresas cria um folder digital e não um site. Nestes casos existe um grande desperdício de dinheiro, tempo e espaço (que é ocupado pela sua marca na web). Mesmo que um site tenha sido feito por um “sobrinho”, o dono da empresa está perdendo uma oportunidade de aumentar seu ROI (Return Over Investment – Retorno sobre o investimento), através da internet. Logo o primeiro passo para ganhar com a internet é parar de pensar que ela é uma obrigação a ser feita para não ficar de fora do mercado; e sim, uma grande ferramenta para alavancar os resultados da sua marca.

Qual a grande “sacada” da Web 2.0? Posso dizer que isso pode ser traduzido numa única palavra: RELACIONAMENTO. A internet criou um mundo de possibilidades, onde qualquer pessoa com um computador e uma conexão pode acessar, pesquisar, enviar e principalmente trocar informações. As empresas que hoje se beneficiam da Web 2.0 a utilizam para falar com seus consumidores ou interessados na sua marca. É possível fazer o que há muito tempo deixou de ser feito: contato pessoal com seu consumidor. Na época pré-revolução industrial, os fornecedores de produtos e serviços, um alfaiate por exemplo, produziam dentro do processo built-to-order (feito sob encomenda); no  pós-revolução industrial passou a ser feito built-to-stock (feita para estocagem). Para conseguir destaque entre os concorrentes cada vez mais os fabricantes buscam personalizar seus produtos de acordo com o gosto do cliente. É uma retomada do built-to-order. A ferramenta mais utilizada para conseguir gerenciar as preferências dos consumidores é o CRM (Customer Relantionship Management). A Web 2.0 nada mais é do um CRM gigante, é o melhor, é possível conversar com seu público-alvo e coletar sua valiosíssima opinião de forma espontânea.

Um case famoso é o da Fiat, que ao lançar o novo Uno fez uma parceria com o Formspring.me, - rede social que permite que os usuários recebam perguntas de outros usuários ou de pessoas não cadastradas (fonte: Wikipédia). Como o novo carro surpreendia muito pela grande diferença sobre modelo antigo e pelas cores, a Fiat conseguiu através da Web 2.0 conversar com seu público e minimizar possíveis impressões ruins a respeito do novo Uno. Para conhecer outros cases de sucesso, acesse: http://www.marketinginternetdigital.com.br/blog/redes-sociais-e-cases-de-sucesso/

Mas como foi dito o destaque da Web 2.0 é o relacionamento. Muitas empresas estão conversando com seu público, o foco não são as vendas, mas sim a forma como a marca é vista pelo público. A geração de hoje não confia mais em empresas ou grandes organizações, elas confiam em pessoas. A revista Time publica todos os anos sua edição especial Person of the Year (Pessoa do ano), onde o perfil de um homem, mulher, casal, grupo, idéia, lugar ou máquina que "para o bem ou para o mal, mais influenciou eventos no ano". Na edição de 2006 a pessoa escolhida foi You (Você). Isto porque a sociedade como formadora de opinião tomou uma grande força, por causa do espaço para trocar informações através da Web 2.0. Como empresa, não pense mais no modelo antigo de comunicação, onde o público tinha como maior fonte de informação sobre produtos e serviços, aquilo que era divulgado apenas pelos próprios fabricantes. Hoje mais de 90% dos consumidores pesquisam na internet antes de comprar, sendo que, 63% comentam experiências sobre produtos e serviços e 52% acessam essas mídias para obter informações sobre o que pretendem compra.

Em poucos anos tudo o que foi dito aqui até agora será muito maior. A tendência é que a internet se popularize cada vez mais.O Plano Nacional de Banda Larga para o Brasil pretende alcançar 40 milhões de domicílios até 2014. Muito em breve a classe C estará atuando firme e forte na Web 2.0. Quando chegarmos lá (ou logo ali), espero que sua empresa não seja um exemplo como muitas que só criaram sites para não passar vergonha quando perguntavam qual era o seu endereço eletrônico na internet. Não espere que a Web 2.0 se torne uma necessidade comum no mercado para adentrar neste mundo e ganhar junto com ele. Comece já a se tornar uma empresa da era Web 2.0.

Links:

0 comentários:

Postar um comentário

Minha Bio

Minha foto
ricardodesignrs
Porto Alegre, RS, Brazil
Profissional da Geração Y. Faço publicidade com uma receita de arte e marketing.
Ver meu perfil completo

Seguidores